segunda-feira, 29 de junho de 2009

Internet via rede elétrica, de graça, na Beira-Mar (Fortaleza)

A Avenida Beira Mar, em Fortaleza, já conta com acesso à internet em banda larga gratuito oferecido pela Coelce, que testa no local o provimento do serviço através da rede elétrica.

Em quatro postes espalhados pela avenida, o sinal da internet chega através da tecnologia PLC (Power Line Communication), que utiliza a fiação da rede elétrica como meio físico para a transmissão de dados. Um modem PLC instalado nos postes recebe o sinal da rede e um ponto de acesso Wi-Fi disponibiliza o acesso sem fio para os usuários que desejarem acessar a rede gratuitamente.

O Tecnoguia foi ao local e testou o acesso utilizando um notebook e um aparelho smartphone, ambos com o recurso de acesso à internet sem fio Wi-Fi. As velocidades de acesso variaram de 213 Kbps (Kilobits por segundo) a 306 Kbps. Segundo o engenheiro de telecomunicações Bráulio Quental, que participa da equipe da Coelce que testa a tecnologia PLC no Ceará, a velocidade varia de acordo com a quantidade de usuários que acessa a rede na avenida, compartilhando um link de 2 Mbps. De acordo com a Coelce, o acesso no local permanecerá aberto e gratuito enquanto durarem os testes.

O serviço, quando lançado, permitirá que o usuário acesse a internet através de um modem instalado na tomada de energia de sua casa. No entanto, a empresa ainda não divulga nenhuma informação sobre datas de lançamento e custo do serviço para o usuário final.


Srta. Scarpin

Nenhum comentário: