quinta-feira, 21 de maio de 2009

Hoje é Dia da Cachaça

"Só pra avisar pros pinguços e uças que hoje é dia da cachaça. Vão comemorar seus merdas!"
Como se já não fosse de prache no Ceará
...

A cachaça, pinga, cana, aguardente, água que passarinho não bebe ou cânha (no Rio Grande do Sul) é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibérica – cachaza – significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha, ou ainda, de "cachaço", o porco, e seu feminino "cachaça", a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste – os chamados caititus – era muito dura e a cachaça era usada para amolecê-la..

É usada como coquetel, na mundialmente conhecida "caipirinha".


É obtida com fermentação da garapa de cana-de-açúcar ou do melaço e sua posterior destilação.

A cana-de-açúcar, elemento básico para a obtenção, através da fermentação, de vários tipos de álcool, entre eles o etílico. É uma planta pertencente à família das gramíneas (Saccharum officinarum) originária da Ásia, onde teve registrado seu cultivo desde os tempos mais remotos da história.

Museu da Cachaça em São Paulo
Toda a história da bebida pode ser conhecida no Museu da Cachaça, idealizado e mantido pela Água Doce Cachaçaria em Tupã, cidade do interior de São Paulo. O museu apresenta a história da cachaça,fotos, reportagens e mais de 2 mil garrafas, além de peças de engenho usadas antigamente na produção.

Museu da Cachaça em Fortaleza
Para qualquer cearense ter orgulho de um museu como esse. Moderno, cheio de atrativos, atividades para família toda, degustação gratuita e muito mais.

Museu da Cachaça em Recife


Fonte

Salto Afiado

Nenhum comentário: