quarta-feira, 29 de abril de 2009

Exercício descalço: aprendendo a meditar


Olá queridas, quinzenalmente (ou semanalmente , ainda estou decidindo) estarei vindo com pequenos exercícios de meditação. Vocês verão como depois de cada exercício uma sensação de bem estar irá entrar em seu peito. Vamos para o primeiro:

O ensinamento Budista se baseia em vermos as coisas como elas são, livre de todos os pensamentos, visões, opniões e crenças - por mínimos que sejam. Essa forma de vermos as coisas é uma forma de conscientização. É uma maneira imediata , espontânea e intuitiva de nos tornamos cientes do que é real. Nós assumimos muito mais sobre nossas vidas e sobre nós mesmos do que podemos imaginar. De acordo com o Budismo, nos inclusive assumimos que somos apenas a existencia, um "eu" que nasceu e vai morrer. O Budismo diz que existe muito mais além disso.. será?

Prática

Meditação de conscientização

Existe algo maior que nossas mentes pequenas e nossas vidinhas - é tão grande que não vemos. A meditação de conscientização é a prática pela qual essa grandeza pode ser reconhecida. E não é apenas prestando atenção no que você está fazendo "meia-boca" ou só concentração. É ótimo que você seja capaz de se concentrar, que você consiga colocar centralizar sua mente em um ponto, mas conscientização vai além - você se torna consciente da inteligência, da sabedoria por trás da concentração, ou por trás da confusão, ou por trás de qualquer que seja o estado que sua mente se encontra.

Colocando as crenças de lado

Tente identificar as pressuposições que você tem sobre a vida - as idéias pre concebidas que são fundamentais para você e para a maneira que você vive. Se libere dessas visões que não tem nenhum embasamento real. Vasculhe sua mente por suposições que você tem sobre nascimento e morte, e apenas deixe que elas se vão. Você não precisa expulsá-las agressivamente, apenas saiba que elas são crenças, não realidades. Identificando essas crenças pelo que elas realmente são elas perderãm o status de importancia e então será fácil colocá-las de lado para que então você consiga ver a vida de uma nova e revigorante forma.

Experimentando a meditação sentada

Ache um local silencioso e calmo onde você não será interrompido. Você pode se sentar numa cadeira ou noma almofada no chão com suas pernas cruzadas. Não se encoste na cadeira. Sente-se ereto com as costas bem paradas. Foque sua mente apenas em sentar-se. Tente ficar neste momento sem pensamentos sobre o passado ou o futuro. Preste atenção na pressão que o seu corpo faz na cadeira, ou na almofada. Preste atenção nos sons que vêm e vão, mas tente não julgá-los ou pensar o que eles são, apenas deixe que eles passem. Faça o mesmo com cheiros ou qualquer outra sensação, frio, calor... Apenas se sente. Mas esteja ciente e acordado para o que está acontecendo ao seu redor. Deixe que pensamentos e sentimentos venham e vão, permaneça firme no seu objetivo: sentar-se. Não se deixe levar por sonhos ou fantasias. Faça isso de 10 a 15 minutos.

É isso por hoje. Serenidade e liberdade a todos!

Pés Descalços

Nenhum comentário: