segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Cristiane Dias


Publicitária por formação, Cristiane Dias sempre trabalhou com artesanato, pinturas e artes plásticas.  Em 1988, ao cursar o mestrado sobre criatividade em design na Central Saint Martins College of Art and Design, em Londres, a designer criou a Linha Rupestra, cuja intenção do projeto era remeter o homem moderno à cultura pré-histórica, bem como divulgar o enorme patrimônio arqueológico brasileiro. O seu projeto foi escolhido dentre mais de 20 trabalhos, em 1999, para representar o curso de mestrado em uma exposição anual, na Lethaby Gallery, Londres, e também indicado para entrar no então novo catálogo de divulgação da Central Saint Martins.

Ao voltar da Inglaterra, a designer procurou no Brasil o melhor local para a produção de sua linha. Foi quando encontrou, no sudeste do Piauí, o mais importante sítio arqueológico das Américas no Parque Nacional Serra da Capivara, e desde então, as peças são confeccionadas num lugar chamado Barreirinho, nas imediações do parque, na Oficina de Cerâmica da Serra da Capivara. Essa oficina foi fundada pela FUMDHAM – Fundação Museu do Homem Americano, com o objetivo de incrementar a economia local, gerando renda e capacitando a mão-de-obra local por meio da confecção de produtos temáticos sobre o parque, voltados para os turistas.


As estampas dos produtos da Linha Rupestra, comercializados pela Tok&Stok, são reproduções das pinturas rupestres encontradas na Serra da Capivara. 

"Nosso objetivo com estes produtos é não apenas contribuir para a preservação e divulgação do patrimônio arqueológico brasileiro por meio do design, mas também contribuir para a melhoria de vida das pessoas da região, gerando mais renda e emprego, além de colocar um Estado pobre e esquecido como o Piauí em evidência pelas coisas belas que produz e pelo povo talentoso que tem. O casamento não poderia ser mais perfeito!"


Srta. Scarpin

Nenhum comentário: