quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Tai Chi Chuan


Em aquecimento para as Olimpíadas...

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa, que ajuda na concentração, na prevenção de doenças e também na capacidade de memorização. É uma espécie de ginástica, que movimenta todas as partes do corpo, sem agredir o organismo. É praticada, em média, durante 60 minutos.

Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação Yin e Yang, os 5 Elementos, o Ba Gua (8 trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.


Os textos clássicos desta arte marcial escritos pelos mestres orientam a:


1. Vencer o movimento através da quietude

2. Vencear a dureza através da suavidade

3. Vencer o rápido através do lento.


Apesa de ter suas raízes na antiga China, é atualmente uma arte praticada em todo o mundo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranqulidade e equilíbrio.


Os criadores basearam a arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.


Fonte Wikipedia e Yahoo


Srta. Scarpin

Nenhum comentário: