terça-feira, 15 de julho de 2008

Pré-estreia do filme "Nome Próprio"



Imaginem como seria um blog em formato de filme? Não to falando apenas de pegarmos o que tem escrito num blog e transformarmos num roteiro. Estou falando de toda a experiência "bloguistica", da transformação de sentimentos, pensamentos, devaneios em palavras. To falando da exposição gratuita do blogueiro que usa o blog como uma forma de desabafo. Qualquer um que já tenha sido leitor ou autor de um blog desses vai conseguir identificar os elementos dos blogs daquela época. Sim, porque o filme se passa em 2001, no boom dos blogs pessoais, grande início da blogosfera. Naquela época a maioria dos blogs eram diários mesmo, receptáculos de desabafos virtuais. Até eu tinha o meu...

Não conseguiu imaginar? Pois assista "Nome Próprio", filme brasileiro de Murilo Sales , conta a história de Camila (Leandra Leal), uma blogueira intensa nas suas paixões, em todas as suas formas, viciada em drama, cigarro e exposição, que consegue foder (literalmente) com todos os seus relacionamentos.

Fotografia belíssima. O enquadramento, a iluminação, os close-ups, tudo faz com que o filme pareça uma sequência de fotos-conceito que normalmente vemos em blogs. A edição também é sensacional, bem diferente. A atuação de Leandra Leal está impecável! O filme é de um realismo realmente impressionante, os dialogos, as situações, as mancadas, o desespero de um coração partido. É realmente um blog. Também adorei a trilha sonora. Enfim, adorei o filme, achei fodástico mesmo. E põe fodástico nisso. Assistam que vão entender... Muitas cenas de nudez e sexo (censura 18 anos hein).

Aliás, pros que acharem que as cenas de nudez são exposições gratuitas, pensem que talvez esse seja exatamente o ponto. O que é um blog pessoal se não uma exposição gratuita, ou no máximo em nome da arte? Acho que assim se justifica a nudez constante da atriz principal. Sem falar que ninguém vive em novela das 8, vestido como se fosse pra festa dentro de casa, penteados e maquiados.

Agora meu lado nerd. Como o filme se passa em 2001, houveram algumas cenas bem nostálgicas que renderam boas risadas. Primeiro, internet discada! Nossa, cada vez que eu ouvia aquele barulhinho eu ria. Segundo, quando ela vai pesquisar ela usa o ALTA VISTA! Vocês tem noção o que é isso? Um mundo sem Google? Como vivíamos?
Gente, e as cenas de terror? Ela FUMANDO em cima do teclado, derrumando as cinzas!? E depois ela faz pior, nao vou dizer pra não estragar a surpresa... mas dói no coração de todo geek que ama seu computador aquilo. E por falar em computador, consegui reconhecer um hp pavilion e um mac. Modelos atuais hein! HP Pavilion com as teclas touch de atalho e o macbook preto com a maçã já virada pra cima... erro tecnológico hein? Afinal era supostamente 2001... tsc tsc tsc

Enfim, é um ótimo filme, que rende muitas risadas, angústias, identificações, uma mistura de sentimentos que faz você pensar sobre a paixão e suas diversas manifestações.

SA Recomenda!

Quero agradecer aqui em especial á Cynara do Mundo Tecno pelo convite pra essa sessão super privê só de blogueiros! E também dizer que adorei conhecer o Raphael e o Jurandir, cinéfilos do Cinema com Rapadura

Mary Jane

NOME PRÓPRIO

ESTRÉIA Sexta-Feira dia 18 de JULHO !

http://nomepropriofilme.blogspot.com/
http://www.murilosalles.com/film/f_film.htm
http://www.myspace.com/nomepropriofilme

Em Fortaleza
Espaço Unibanco Dragão do Mar

Em São Paulo
Espaço Unibanco - Rua Augusta
Artplex Unibanco - Shopping Frei Caneca

No Rio de Janeiro
Artplex Unibanco - Praia de Botafogo
Armazém Digital do Rio Design Center do LEBLON

Em Brasília
CASA PARK

Em Belo Horizonte
BELAS ARTES

Em Belém
Shopping CASTANHEIRA

Em Campinas
Shopping JARAGUÁ

Em Natal
Praia Shopping

Em Santos
ESPAÇO UNIBANCO MIRAMAR

Em Goiânia
Shopping BOUGANVILLE

À partir de 25 de JULHO

Em Recife
Fundação Cultural Joaquim Nabuco / Derby


Após o Festival de Gramado
Em Porto Alegre e Curitiba

No final de Agosto
Em Salvador
Na inauguração do Cine Glauber Rocha




Nenhum comentário: