segunda-feira, 30 de junho de 2008

Caramel: retrato doce da visão feminina

Sim, minha gente. Estou de férias, mas ainda não viajei. Portanto, estou dando uma atualizada no departamento cinematográfico. E o último filme que vi e que merece todas as indicações é "Caramel", uma produção franco-libanesa que retrata com muita delicadeza os sacrifícios que as mulheres fazem por amor. Talvez por ter sido dirigido e estrelado por uma mulher, a libanesa Nadine Labaki, o filme tenha conseguido explorar com perfeição que que vai na cabeça feminina.

Esqueça a Sessão da Tarde, porque não é o tipo de comédia romântica de esvaziar a cabeça. É o tipo que nos põe para pensar. Um dos pontos a se pensar são nossos próprios preconceitos com relação ao mundo árabe. Em "Caramel", as mulheres são fortes, batalhadoras e não andam de burcas, nem escondidas dentro de casa. Elas são mulheres modernas (daquelas, que correm atrás do que querem, principalmente, do homem que querem, como já descrevi no Desabafo de Uma Mulher Moderna - Parte 2). E tem uma relação com a religião que me surpreendeu. Pois no Líbano existem católicos, o que gera um sincretismo religioso muito interessante, que pontua todo o filme.

Vale a pena conferir e ter um visão diferente do mundo árabe e ao mesmo tempo, surpreendentemente, se identificar com as personagens.

Peep Toe

Um comentário:

Srta. Scarpin disse...

Otima dica Peep. Vou assitir essa semana! Eu adoro filme estrangeiros e de preferencia mais cabeca.

Te indico "Dois dias em Paris". Fazia muito tempo que nao via um filme otimo sobre relacionamento.

Beijinhos.