quarta-feira, 30 de abril de 2008

Definindo . . . PET (plástico)



PET é nada mais do que a abreviação para politereftalato de etila, ou seja, é um poliéster, polímero termoplástico ou simplesmente, PLÁSTICO. Foi desenvolvido por dois químiso britânicos chamados Whinfield e Dickson em 194
1.


O PET utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas. No começo dos anos 80, os EUA e o Canadá inciaram a coleta dessas garrafas, reciclando-as inicialmente para fazer enchimento de almofadas. Com a melhoria da qualidade do PET reciclado, surgiram aplicações importantes como tecidos, lâminas e garrafas para produtos não alimentícios.



Vantagens da Reciclagem do PET

  • Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.
  • Economia de petróleo pois o plástico é um derivado.
  • Economia de energia na produção de novo plástico.
  • Geração de renda e empregos.
  • Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.
  • No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem.
  • O material não pode ser transformado em adubo. Plástico e derivados não podem ser usados como adubo, pois não há bactéria na natureza capaz de degradar rapidamente o plástico.
  • É muito difícil a sua degradação em aterros sanitários.


As embalagens PET são 100% recicláveis e a sua composição química não libera nenhum produto tóxico.


"As indústrias devem investir em informação e tecnologia. Levar ao grande público o conhecimento sobre a reciclabilidade dos materiais, instruindo sobre como proceder para o correto descarte das embalagens.


 Desenvolver as tecnologias que permitam materiais mais fáceis de reciclar, inofensivos e inertes para proteção do meio ambiente e desenvolver os mercados para os produtos reciclados.


 A população deve descartar corretamente seus materiais recicláveis, depositando as embalagens usadas em contêineres adequados ou entregando-as para catadores e/ou entidades que as aceitem em doação.


 O cidadão comum tem o dever de começar, em sua casa, o trabalho de separar o lixo dos materiais recicláveis." 

(site AbiPET)



Abipet

Wikipedia



Srta. Scarpin

Nenhum comentário: